top of page

Perguntas Frequentes

1- O que é farmacogenômica?

A farmacogenômica é o estudo das variações genéticas que influenciam a resposta às drogas do indivíduo. Farmacogenômica é a combinação de farmacologia e genômica. Farmacologia é a parte da ciência que estuda como as drogas funcionam. A genômica é o estudo do genoma de uma pessoa, incluindo as interações desses genes entre si e com o ambiente. Cada pessoa responde ao tratamento de forma individualizada, enquanto uma abordagem de tratamento pode funcionar bem para uma pessoa, a mesma abordagem pode não ser eficaz ou pode causar efeitos adversos de drogas em outros pacientes. A implementação da farmacogenômica ajuda os médicos a tomar decisões informadas sobre o tratamento. Isso levará a melhores resultados, diminuindo eventos adversos às drogas e aumentando a eficácia dos medicamentos.

 

2- Quando o teste de farmacogenômica é indicado ou recomendado?

- O teste de farmacogenômica prevê como os pacientes responderão à medicação. É recomendado para qualquer paciente que esteja recebendo ou receberá medicações que tenham biomarcadores farmacogenômicos indicados em sua rotulagem.

- O teste de farmacogenômica também é recomendado para pacientes que estejam recebendo tratamento medicamentoso.

 

Visite o site do FDA https://www.fda.gov/Drugs/ScienceResearch/ucm572698.htm

​​

3- Por que escolher o teste farmacogenômico ?

O teste farmacogenômico abrangente que analisa 62 genes e detecta aproximadamente 200 variantes (variações do DNA) e CNVs (Variação de número de cópias) em um único, melhor custo-benefício para o paciente. Pode ser utilizado em diversas áreas da medicina que incluem (mas não são limitadas a) psiquiatria, cardiologia, dor, gastroenterologia, neurologia, reumatologia, oncologia, hematologia, saúde da mulher, doenças infecciosas e endocrinologia. O teste é realizado através de tecnologia de ponta, sequenciamento de última geração, que permite a análise de variantes (variações do DNA) em 62 genes em um único teste. Os resultados são entregues rapidamente através de um relatório com dados intuitivos, relevantes e acionáveis clinicamente, ou sejam com recomendações e diretrizes para o manejo dos pacientes. Qualquer paciente que tenha sido diagnosticado ou esteja atualmente sendo tratado de uma doença dentro de qualquer uma dessas categorias terapêuticas será beneficiado pelo teste.

​

4- Com que frequência os pacientes devem ser testados?

Os pacientes só precisam fazer o teste uma vez, pois a informação genética não muda com o tempo. Portanto, os resultados dos testes genéticos têm utilidade vitalícia.

 

5- Como eu solicito o teste PDx One?

Entre em contato com a Lifegene em contatos no nosso site.

​

6- Qual é a amostra utilizada no teste PDx One?

​

O teste PGxOne ™ Plus usa DNA extraído de swabs bucais ou saliva. 

Swabs Bucais: Um kit de coleta contendo dois cotonetes bucais são fornecidos para coleta da amostra. Os cotonetes devem ser usados para obter células bucais das bochechas do paciente de acordo com as instruções fornecidas. Após a coleta, os cotonetes devem ser colocados no tubo de coleta conforme indicado.

​

7- Qual o prazo para receber o resultado?

Os resultados do teste PGxOne ™ Plus estarão disponíveis dentro de 20 dias após o recebimento da amostra no laboratório.

​

Os resultados dos testes CarioGxOne ™e AtheroGxOne ™ estarão disponíveis em 30 dias após o recebimento das amostras do paciente.

​

8- Quem interpretará o resultado?

Os dados de sequenciamento obtidos serão analisados pelo grupo Bioinformática da Admera Health usando algoritmos próprios. A Admera Health interpreta os resultados e apresenta-os ao médico num relatório claro, conciso e fácil de entender.

​

CardioGxOne ™e AtheroGxOne ™:

Os dados de sequenciamento e os resultados serão interpretados pelo nosso parceiro, Health in Code, utilizando sua expertise e base de conhecimento própria.

​

9- Qual acurácia dos testes?

Os dados de sequenciamento (detecção de variantes) foram validados por comparação direta com os dados gerados pelo sequenciamento Sanger. Apresentou 100% de sensibilidade (taxa de detecção positiva verdadeira) e 100% de especificidade (taxa de detecção negativa verdadeira). A precisão  foi determinada em> 99,99% .

​

10- O teste é coberto pelos planos de saúde?

Infelizmente o teste não é coberto.

​

11- Como solicitar mais kits?

Para solicitar mais kits, entrar em contato pelo site

​

12- Como faço para conseguir mais informações?

Entre em contato conosco atraves do site em contato.

​

bottom of page